Você sabia que economia e clima podem (e devem) andar juntos? Há quem use o discurso ultrapassado de que quem defende o Bem Viver é contra o desenvolvimento e a economia. Mas expressões como “bioeconomia”, “economia criativa”, “soluções baseadas na natureza” traduzem um pouco da realidade: existem soluções ancestrais de se viver em harmonia com a Natureza, atendendo ao mesmo tempo objetivos ambientais, sociais e econômicos.
O modus operandi atual é o da destruição da Natureza em troca de lucro rápido, trazendo danos não só para o meio ambiente, mas para todos nós, destituindo-nos de espaço para plantar, de acesso a água e nos colocando em contato com diversas doenças, como a dengue, a COVID ou o próprio câncer.
É essa visão ultrapassada da economia que produz riqueza para poucos a que deve ser transformada. Alternativas tanto no campo quanto nas regiões urbanas já visam interações sociais e econômicas mais comunitárias, igualitárias e justas para com as pessoas e o meio ambiente.
Saiba mais
Em foco
Notícias

Quase todos os presidenciáveis ignoram urgência da crise climática e ambiental

Oceanos completam 100 dias consecutivos de calor recorde

EUA registram verão mais quente em 132 anos

Guerra no Oriente Médio poderá fazer demanda por carvão em 2026 ser recorde

Governo cria quatro Unidades de Conservação no AM e amplia parque nacional no Piauí

Brasil caminha para atingir marca de 1 milhão de carros eletrificados

Empresa dos EUA conclui compra de única mineradora brasileira de terras raras

Petróleo volta a superar US$ 100 com novos ataques no Oriente Médio

Tragédia no Nepal: geleira que desencadeou enxurrada enfrentou calor incomum

Combater poluição e crise climática pode elevar PIB global em quase 3% até 2035

Incêndios florestais e ondas de calor ameaçam qualidade do ar, alerta OMM






