Webinar lança estudo sobre Integração Sul Americana de Fontes Renováveis

No dia 30 de novembro, às 11 horas, conversa online e ao vivo, no YouTube do ClimaInfo

Para o lançamento da investigação desenvolvida pelo Instituto ClimaInfo para apoiar a defesa política no campo das fontes renováveis de energia na América do Sul e contemplar as potencialidades de uma rede integrada de energias renováveis e as oportunidades de integração entre Brasil, Argentina e Chile, será realizado o webinar “Integração Sul Americana de Fontes Renováveis de Energia Elétrica”, uma conversa online e ao vivo,  no dia 30 de novembro, às 11 horas, no canal de YouTube do ClimaInfo.

O estudo demonstra os benefícios potenciais para o setor elétrico de uma integração energética, pensando na transição para uma matriz elétrica de emissão zero e como fator de desenvolvimento social, ambiental e econômico. É apresentada uma visão geral das matrizes de renováveis no Brasil, Argentina e Chile, examinando o potencial de  complementaridade horária e sazonal entre as fontes.

“A geração de eletricidade na América do Sul emite menos gases de efeito estufa do que a média mundial”, explica Shigueo Watanabe Jr., pesquisador do ClimaInfo. “Assim, a visão de uma rede integrada de renováveis pode ser o suficiente para esses países dispensarem a geração a combustíveis fósseis”, afirma Shigueo que coordenou o projeto e será mediador do webinar.

Documentos de para consulta.

Estudo completo em Português aqui.

Estudo completo em Inglês aqui.

Estudo completo em Espanhol aqui

Thauan Santos (2018) – Tese de Doutorado e artigo resumido.

Gustavo Moura (2017) – Tese de Doutorado.

_______

Palestrantes e autores do trabalho:

Margareth de Cássia Oliveira Pavan – Doutora em Energia e Meio Ambiente (IEE/USP) e Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/USP) com bacharelado em Química (Atribuições Tecnológicas) pela Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de geração de energia a partir de resíduos, valorização de resíduos, economia circular e modelos de negócios circulares. É pesquisadora colaboradora no Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica/USP.

Fabio A. Diuana – é candidato ao Doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Formado em engenharia ambiental e mestre em planejamento energético, ambos pela UFRJ, tem atuado haá mais de 5 anos como pesquisador do CENERGIA, laborátorio associado ao Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Nesse período participou de estudos relacionados à integração de renováveis, mudanças climáticas, modelagem integrada e de operação do setor elétrico e análises nexo água-energia-uso do solo. Atualmente contribui tmabém junto ao GESEL, grupo de pesquisado associado ao Instituto de Economia da UFRJ.

Debatedores:

Dr. Victorio Oxilia – Doutor em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Foi Secretário Executivo da Organização Latino-Americana de Energia, OLADE; e ocupou cargos executivos de alto escalão no governo paraguaio, tanto no Vice-Ministério de Minas e Energia, quanto no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CONACYT. Atualmente é Professor e Diretor de Pesquisa da Faculdade Politécnica da Universidade Nacional de Assunção; e Sócio Fundador e Diretor da Associação de Profissionais de Estratégias Energéticas para o Desenvolvimento Sustentável (ESENERG), com sede em Assunção. Suas linhas de pesquisa são: i) governança de recursos naturais; ii) cooperação e integração energética na América do Sul; e iii) planejamento e políticas públicas para o desenvolvimento energético sustentável.

 

Thauan Santos – Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN). É líder do Grupo Economia do Mar (GEM/EGN-FURG), primeiro e único grupo de pesquisa no tema do Brasil, e pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO) e do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC/EGN). É doutor em Planejamento Energético (Engenharia de Produção) pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (PPE/COPPE/UFRJ), mestre em Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) e bacharel em Ciências Econômicas (IE/UFRJ) com intercâmbio Erasmus Mundus na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP/UP), Porto (Portugal).

Rodolfo Gomes –Diretor executivo do International Energy Initiative – IEI Brasil, ONG que atua desde 1992 no Brasil na produção de pesquisas e informações sobre energia. É engenheiro, mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos. Atua no terceiro setor, com experiência na área de política energética, fontes renováveis de energia e eficiência energética. Trabalhou como consultor para a Sweco Groner e KanEnergi (Oslo, Noruega), representando o IEI Brasil.

O Instituto ClimaInfo é uma organização sem fins lucrativos de profissionais de comunicação das áreas ambiental e climática do campo do Clima, focada na comunicação da ciência climática e nos debates nacionais e internacionais sobre a mudança do clima.

Site Climainfo: https://climainfo.org.br

Newsletter Climainfo: https://climainfo.org.br/assine/

Twitter: @ClimainfoNews

Instagram: @Clima.info

YouTube: https://youtube.com/ClimaInfo