Em meio a “domo de calor” no leste, EUA se preparam para 1ª tempestade tropical de 2024 no sul

domo de calor leste EUA tempestade tropical 2024 sul
rawpixel

Enquanto o nordeste dos EUA se prepara para experimentar novos recordes de calor, o estado do Texas acompanha a chegada da 1ª tempestade do ano. 

O verão deve começar com dois extremos climáticos nos Estados Unidos. Desde o centro-oeste à costa leste dos EUA, um domo de calor deve elevar os termômetros para patamares acima do normal nos próximos dias. Já no Golfo do México, a formação do primeiro sistema de tempestade tropical da temporada de 2024 causa apreensão no Texas e no nordeste do México.

A BBC informou que mais de 70 milhões de norte-americanos – cerca de um quinto da população do país – estão sob alertas de calor com máximas acima dos 38oC nos próximos dias. As maiores temperaturas devem ocorrer em uma faixa que vai desde Illinois até o noroeste de Nova York. Os termômetros devem subir em uma área ainda mais abrangente, que cobre praticamente todo o nordeste dos EUA, desde os estados de Missouri e Iowa até Maine. 

O “domo de calor” é causado pela ocorrência de um sistema de alta pressão estacionado sobre uma mesma área por um longo período de tempo, que acaba retendo o ar quente na parte inferior da atmosfera. O efeito é mais intenso nas grandes metrópoles, por conta da absorção do calor pelo concreto. Por isso, a expectativa é de que cidades como Chicago, Nova York e Washington possam registrar novos recordes de temperatura até o final do mês. Axios, CBS News, CNN e Wall Street Journal repercutiram a situação do calor na porção leste dos EUA.  

Já no sul dos EUA, a preocupação não é o calor, mas sim a chegada da primeira tempestade tropical desta temporada. Um sistema se formou no Golfo do México e se aproxima do litoral nordeste do México e da costa do Texas. Batizada de Alberto, a tempestade deve chegar em terra firme nesta 5ª feira (20/6), com ventos esperados de cerca de 64 km/h, segundo a NBC News

“Deve-se notar que, independentemente da trajetória exata de aproximação, esperamos que este sistema tenha uma grande área de chuvas fortes, inundações costeiras moderadas e ventos com força de tempestade tropical nem ao norte do centro”, afirmou o meteorologista Richard Pasch, do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). 

ABC News, Bloomberg, CBS News, CNN, NY Times e Washington Post, entre outros, abordaram o começo da temporada 2024 de tempestades tropicais no Atlântico Central. 

Em tempo: A Bloomberg fez um panorama dos episódios de clima extremo que marcaram o primeiro semestre de 2024. Os incêndios florestais no Canadá, a inundação histórica em Dubai, o calor extremo em Nova Déli, as chuvas monumentais que atingiram o sul do Brasil – estas e tantas outras ocorrências de clima extremo mostram como estamos nos aproximando de um cenário desastroso por causa das mudanças climáticas causadas pela queima de combustíveis fósseis.

 

 

__________

ClimaInfo, 20 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.