Brasil, um dos lugares mais quentes do planeta no fim de semana

Brasil fim de semana mais quente
BRUNO ROCHA / ESTADÃO CONTEÚDO

Onda de calor se intensifica e eleva temperaturas na maior parte do Brasil; máximas ficam entre as mais altas do mundo no final de semana.

A chegada da primavera no Hemisfério Sul foi marcada por uma intensificação da onda de calor que assola boa parte do Brasil e da região central da América do Sul neste final de semana. Os termômetros superaram os 40oC em diversas localidades do país, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e Norte. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 12 capitais brasileiras registraram temperaturas acima de 35oC neste domingo: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO), no Norte; Teresina (PI), no Nordeste; Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), no Centro-Oeste; e Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), no Sudeste.

A situação é particularmente severa no Centro-Oeste, em especial nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A média de temperatura máxima na maior parte dessa região supera os 40oC desde o começo da semana passada. Em Cuiabá, por exemplo, a máxima prevista para o domingo era de 42oC. Mas a expectativa era de um calor ainda mais intenso em pontos isolados, com o termômetro batendo incríveis 46oC.

No Sudeste, o calor deve ficar mais forte nos próximos dias. Segundo a agência MetSul, as máximas esperadas entre hoje e 4ª feira (27/9) podem ser “espantosamente altas comparadas à climatologia histórica”. Em cidades como Belo Horizonte e São Paulo, existe a possibilidade de que as temperaturas fiquem em torno dos 40oC, o que seria um recorde não apenas para setembro, mas para toda a série histórica.

As temperaturas máximas neste final de semana no Brasil são comparáveis àquelas registradas em muitas das regiões mais quentes do planeta. Países como Iraque, Irã e Arábia Saudita registraram máximas de até 45oC nos últimos dias.

O calor intenso está puxando o consumo de energia elétrica para níveis recordes no Brasil. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a carga do Sistema Integrado Nacional (SIN) bateu 73,5 mil MW médios, índice recorde para o mês de setembro. Na última 6ª feira (22/9), quando o calor ficou mais forte na região metropolitana de São Paulo, a carga chegou a bater 81,2 mil MW médios. Folha, g1 e Metrópoles deram mais informações.

CNN Brasil, Estadão, Metrópoles, O Globo, Um Só Planeta e UOL, entre outros, destacaram o forte calor e os efeitos das altas temperaturas em boa parte do Brasil.

Em tempo: Um estudo inédito de pesquisadores sul-americanos e europeus fez a primeira avaliação de bioclimatologia para toda a América do Sul nas últimas quatro décadas. A conclusão é preocupante: a cada ano, em média, os períodos de estresse térmico (condições meteorológicas superiores às que o corpo humano pode suportar sem causar problemas de saúde) aumentaram 10 horas extras em cidades com mais de um milhão de habitantes no Brasil. Atualmente, mais de 38 milhões de pessoas passam até 25 dias por ano nessa condição. O Globo deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 25 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.