Furacão Otis atinge México com força máxima e deixa mais de 20 mortos

Furacão Otis
NewsAlerts Global @NewsAlertsG

Autoridades mexicanas confirmaram a morte de pelo menos 27 pessoas no estado de Guerrero depois da passagem do furacão Otis na região turística de Acapulco. 

A passagem do furacão Otis no litoral sudoeste do México nesta 4ª feira (25/10) foi marcada pelas viradas repentinas. Em apenas 12 horas, a tempestade tropical ganhou força e atingiu a costa mexicana como furacão de categoria 5, a mais destrutiva, com ventos de 265 km/h. O sistema perdeu força em seguida, mas não antes de causar grande destruição nos arredores de Acapulco.

De acordo com o governo mexicano, ao menos 27 pessoas morreram em virtude do furacão, e outras quatro ainda estavam desaparecidas na tarde de ontem (26). Estima-se que Otis tenha destruído cerca de 80% dos resorts turísticos da região de Acapulco, uma das áreas mais visitadas do país. A cidade ficou sem luz e praticamente isolada por conta de deslizamentos de terra e obstrução de estradas.

A mudança repentina na força de Otis pegou as autoridades e a população de Acapulco de surpresa. O alerta veio praticamente com o furacão se dirigindo à cidade e as pessoas não tiveram tempo de se abrigar em áreas seguras. O esforço de resgate começou lento por conta da dimensão do desastre, poucas vezes vista no México: mesmo com cerca de 10 mil soldados destacados para atuar nos esforços de salvamento, muitas áreas só foram efetivamente vasculhadas mais de 24 horas após a passagem de Otis.

O Washington Post destacou a surpresa dos cientistas com a força repentina de Otis. O sistema se intensificou mais rapidamente do que qualquer ciclone tropical já observado no leste do Pacífico. A potência dos ventos também é recorde, superior a qualquer evento similar anterior na costa oeste do México. A Associated Press também abordou a surpresa dos cientistas com a força de Otis.

ABC News, Axios, BBC, Bloomberg, CNN, Financial Times, FOX, Guardian, NBC News, NY Times, Reuters e Wall Street Journal, entre outros, repercutiram a passagem do furacão Otis pelo México.

 

ClimaInfo, 27 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.