Tufão Haikui fere dezenas de pessoas e deixa rastro de destruição em Taiwan

furacão Haikui
Getty

Primeiro tufão a atingir a ilha em quatro anos, Haikui deixa pelo menos 40 feridos e força a evacuação de cerca de 8 mil pessoas.

Mais de 40 pessoas ficaram feridas em Taiwan depois que o tufão Haikui atingiu a ilha, arrancando árvores e forçando milhares de pessoas a deixarem suas casas. A tempestade – que atingiu a costa leste de Taiwan no domingo (3/9) – foi a primeira a atingir diretamente a ilha em quatro anos. Haikui levou ventos de até 200 km/h, mas não houve relatos de mortes ou danos estruturais importantes.

Em meio a chuvas torrenciais e ventos fortes, duas pessoas em uma região montanhosa ficaram feridas, depois que uma árvore que caiu atingiu um carro. Dezenas de outras pessoas ficaram feridas, principalmente pela queda de destroços, disseram autoridades ouvidas pela BBC.

O tufão também afetou o fornecimento de energia elétrica, com corte em quase 260 mil residências. No sul e no leste da ilha, escolas e empresas foram fechadas, e as companhias aéreas domésticas cancelaram quase todos os serviços, detalha a Reuters. Haikui forçou a evacuação de quase 8.000 pessoas, especialmente de regiões montanhosas propensas a deslizamentos de terra, informa o phys.org.

Os estragos de Haikui em Taiwan também foram noticiados por DW, Al Jazeera, Guardian, Independent e CNN.

 

ClimaInfo, 5 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.