Incêndios na Grécia testam “força-tarefa” europeia contra desastres climáticos

Grécia incêndios florestais
ojkumena / Pixabay

Com prejuízo dos incêndios florestais superando 4 bilhões de euros, União Europeia busca estabelecer uma força específica para ajudar seus membros no combate ao fogo.

A temporada 2023 de incêndios florestais na Europa tem se provado particularmente destrutiva. Segundo a Bloomberg, os episódios de fogo na Grécia, na Itália, França e Espanha custaram cerca de 4,1 bilhões de euros até agora, com a destruição de mais de 400 mil hectares de terra em todo o continente.

A Grécia acumula as maiores perdas decorrentes dos incêndios em 2023, com prejuízo estimado de 1,66 bilhão de euros e mais de 161 mil hectares destruídos até o final de agosto. O país vive sua temporada mais destrutiva de incêndios florestais em 16 anos e segue em alerta máximo para novas ocorrências.

Enquanto o prejuízo do fogo cresce, os países da União Europeia buscam maneiras para agilizar e fortalecer o combate às chamas. Como o NY Times assinalou, a UE destacou uma força de mais de uma centena de bombeiros, aeronaves e equipamentos, com ajuda de países como Alemanha, Croácia, Suécia, Romênia e República Tcheca, além do Chipre. Na semana passada, cerca de 20% dos bombeiros que combatiam os incêndios em território grego faziam parte da força da UE.

O envolvimento mais proativo da UE no combate ao fogo antevê uma necessidade que pode se tornar mais latente no futuro, com a intensificação de incêndios florestais durante o verão. Nesse contexto, os governos nacionais dependerão cada vez mais de ajuda do bloco continental para conter as chamas e reduzir as perdas potenciais.

Enquanto isso, o clima segue caótico na bacia do Mediterrâneo e em outras partes da Europa. A França deve encarar temperaturas de até 40ºC no sul e no oeste do país e Londres, segundo a Bloomberg. Ao mesmo tempo, na Espanha, as chuvas torrenciais que caíram no fim de semana deixaram pelo menos quatro pessoas mortas e centenas retidas em estações ferroviárias e estradas. O país, que vinha sofrendo com o calor intenso nas últimas semanas, registrou seu recorde de chuva em 24 horas no último domingo (3/9). Bloomberg e Reuters deram mais informações.

O calor também deve ser intenso no Reino Unido. Uma onda de calor deve elevar as temperaturas máximas para quase 30ºC, com a maioria dos lugares no sul da Inglaterra com a expectativa de registrar o dia mais quente desde junho ou início de julho nesta semana. A notícia é da Bloomberg.

 

ClimaInfo, 5 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.