Bulgária, Armênia, Azerbaijão… Quem ficará com a COP29?

8 de dezembro de 2023
COP29 local
UNFCCC Flickr COP28

A indefinição sobre a sede da próxima COP, faltando apenas um ano para o evento, causa preocupação com o futuro das negociações climáticas em 2024. 

A sede da COP29 em 2024 será… ainda não sabemos. Faltando um ano para a próxima rodada de negociação climática, a ONU não conseguiu chegar a um acordo com os países do Leste Europeu, região encarregada de receber e realizar a Conferência do Clima no ano que vem.

As desavenças são profundas e nada têm a ver com o clima: por conta das sanções da União Europeia à invasão da Ucrânia pelo governo Putin, a Rússia vetou a candidatura da Bulgária. Armênia e Azerbaijão, que também se candidataram, estão em conflito pelo controle da região de Nagorno-Karabakh, o que criaria a possibilidade de vetos mútuos.

Mas duas novidades chacoalharam Dubai nesta 5ª feira (7/12), o dia oficial de “descanso” da COP28. O governo do Azerbaijão anunciou um entendimento com a Armênia para que a COP29 aconteça no país. Assim, o governo armênio retirou sua candidatura e declarou apoio ao país vizinho – e, vale ressaltar, ainda adversário. A Reuters deu a notícia.

Outras duas possibilidades também foram reportadas pela Reuters. A Moldávia prepara uma candidatura à presidência da COP29, mas sem receber o evento em si. A ideia é similar àquela praticada em 2017, quando Fiji presidiu a COP23 que aconteceu em Bonn. Já a Sérvia, outro país dos Balcãs, estuda uma candidatura para receber o evento. Nos dois casos, a Rússia não sinaliza oposição, já que os países não são parte da UE – a despeito de serem candidatos ao bloco.

Caso não haja uma candidatura capaz de superar desavenças, a COP29 poderia acontecer em Bonn, na Alemanha, sede da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança Climática (UNFCCC), como destaca a Reuters. Só que a opção que não é bem vista pelo próprio governo alemão por conta da crise fiscal atravessada pelo país.

Outra possibilidade é repetir dos anfitriões deste ano, os Emirados Árabes, o que desagrada tremendamente ativistas e observadores por conta das desconfianças perenes sobre os interesses do país petroleiro.

As duas alternativas carregam outro problema: nos dois casos, a presidência seguiria nas mãos do executivo do petróleo Sultan Al-Jaber, o mesmo que vem sendo acusado de utilizar a COP para fazer negócios para a petroleira ADNOC, que ele mesmo preside.

Seja onde for, espera-se que o anfitrião da COP29 seja decidido até a próxima 3ª feira (12/12), quando termina (ao menos no calendário oficial) a COP28.

 

ClimaInfo, 8 de dezembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar