CNA pede ajuda do governo para agricultores afetados por clima extremo

1 de fevereiro de 2024
seca agricultura Brasil
Donato Beltramin / Arquivo pessoal via Globo Rural

Principal entidade do setor responsabiliza fenômeno El Niño; produtores rurais sofreram prejuízos no último ano devido à seca, calor e frio intensos e chuvas fortes.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) entregou ao governo federal na última 4ª feira (31/1) uma série de propostas para ajudar o setor a suportar os impactos de eventos climáticos extremos na produção rural. De acordo com a entidade, os produtores rurais sofreram prejuízos significativos no último ano com episódios de seca, calor intenso, frio excessivo e chuvas fortes.

As propostas foram submetidas ao Ministério da Agricultura durante reunião entre o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, e o ministro Carlos Fávaro. A entidade cita os efeitos do El Niño, que devem persistir até o início do outono, e evita falar da crise climática global – cujas causas incluem o desmatamento para dar lugar à produção rural em larga escala, além de práticas agrícolas pouco eficientes.

Há possibilidade de quebra de safra na produção de soja e milho em algumas regiões. Entre as propostas sugeridas ao governo, estão a renegociação de operações de crédito vencidas e a antecipação das linhas de pré-custeio. A CNA também sugere medidas para facilitar a comercialização, como a atualização dos preços mínimos, a retomada das AGFs (Aquisições do Governo Federal) e a oferta do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO) e para o Escoamento do Produto (PEP).

As perdas produtivas decorrentes do clima extremo se acumulam no Brasil. O Globo Rural destacou a situação dos produtores de soja no Paraná: a falta de chuvas e as temperaturas altas afetaram o desenvolvimento dos grãos e podem resultar na perda de metade da produção esperada para esta safra.

“Essa safra seria para recompor o fluxo de caixa e ajudar no cumprimento das obrigações. Com tantas perdas, o produtor está totalmente descapitalizado”, lamentou Donato Beltramin, que possui uma área rural em Francisco Alves, no noroeste do Paraná.

Como destacamos ontem, o governo federal está atualizando as estimativas do PIB agrícola brasileiro de 2024 para baixo por conta dos efeitos do clima extremo nas lavouras. A principal preocupação é de que as perdas agrícolas sejam de tal dimensão que prejudiquem o desempenho da economia. 

Estadão, Folha e Globo Rural repercutiram os apelos da CNA por ajuda ao governo federal.

 

ClimaInfo, 2 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar