“O excesso de urbanização contribuiu para que ficássemos mais gordos, mais ansiosos e mais doentes”. – Esta é uma afirmação do médico patologista da USP Paulo Saldiva.
Segundo o especialista, cerca de 5 milhões de pessoas morrem a cada ano por conta das mudanças climáticas e 10 milhões por causa da poluição. São muitas mortes, mas se começarmos a mudar a nossa forma de nos relacionarmos com a natureza, os benefícios para a nossa saúde serão incalculáveis.
Mas o que o poder público está fazendo para melhorar esse cenário e como a conscientização da população sobre o que é saúde ambiental pode ajudar a melhorar?
Para falar sobre esse assunto tão importante e vital, o #ClimaSemFake convidou a professora Adelaide Nardocci. Ela é física, mestre em engenharia nuclear, doutora em saúde pública e professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP.
A entrevista abordou os seguintes temas e perguntas, acompanhe!
00:00 – Apresentação ao assunto e entrevistada
01:29 – O que é saúde ambiental? Quais são os conhecimentos que a área abrange?
03:38 – Quais os principais problemas da saúde pública relacionados ao meio ambiente?
06:12 – Os problemas de saúde ambiental afetam a população de maneira equitativa? As populações vulneráveis sofrem mais com os problemas ambientais?
07:50 – Como o governo está enfrentando os problemas de saúde ambiental?
09:30 – Quais são os caminhos para uma melhora efetiva na saúde ambiental?
———-
Se interessou pelo assunto de saúde a mudanças climáticas? Assista também a nossa entrevista com o Professor Paulo Saldiva: https://www.youtube.com/watch?v=6Boht…
———-
O ClimaSemFake é um programa de entrevistas do Instituto ClimaInfo. Toda semana, a equipe do ClimaInfo entrevista pessoas com muita propriedade em diversos assuntos relacionados a pauta socioambiental e climática. Em tempos de informações rasas, leituras apenas de manchetes e muita “fake news”, vamos nos aprofundar?
Assista mais vídeos do ClimaSemFake acessando nossa playlist: https://www.youtube.com/playlist?list…
———-
Inscreva-se no canal do ClimaInfo, ative o sininho, e nos siga em outras redes sociais, para não perder nenhuma entrevista da nossa série!
Site: https://climainfo.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/climainfo
Twitter: https://twitter.com/ClimaInfoNews
Instagram: https://www.instagram.com/clima.info/
Assine a newsletter: https://climainfo.org.br/assine/