Com quase 200 mortos por chuvas, Quênia ainda sofre com tempestades

3 de maio de 2024
mortos chuvas Quênia tempestades
Citizen TV Kenya/Reprodução YouTube

Quênia e Tanzânia se preparavam para um ciclone após chuvas torrenciais que devastaram o leste africano e matando mais de 350 pessoas nos 2 países.

As fortes chuvas que atingem quase que ininterruptamente o leste da África desde março já mataram pelo menos 188 pessoas no Quênia. As inundações também deslocaram 165.000 pessoas no país, com 90 desaparecidos, enquanto o governo advertia os cidadãos quenianos para permanecerem alertas.

Isso porque a região costeira do país, assim como na vizinha Tanzânia, estava ameaçada pela chegada do ciclone Hidaya. A previsão era de que o fenômeno meteorológico poderia causar fortes chuvas, ondas grandes e ventos fortes que poderiam afetar as atividades marítimas no Oceano Índico, afirmou o escritório do presidente do Quênia, William Ruto, destaca o France24.

A capital, Nairóbi, está entre as áreas que podem sofrer com tempestades nos próximos três dias, afirmou o Departamento Meteorológico do Quênia no X, alertando para ventos fortes e grandes ondas ao longo da costa do país. Segundo a CNN, Nairóbi registrava 147.000 deslocados pelos eventos climáticos extremos.

Enquanto os estragos aumentam, relata a Reuters, o drama humano também cresce. “O que faço agora que meus filhos foram levados pela correnteza?”, disse à BBC Grishon Waiganjo, que perdeu dois filhos por causa das inundações e assim como milhares de quenianos vêm lutando para lidar com a tragédia.

Já na Reserva Nacional de Maasai Mara, dezenas de turistas foram evacuados por via aérea, após mais de uma dúzia de hotéis, pousadas e acampamentos serem inundados pelas fortes chuvas, informam Guardian, New York Times e DW. As instalações de acomodação turística ficaram submersas depois que um rio transbordou na manhã de 4ª feira (1/5).

A reserva, no sudoeste do Quênia, é um destino turístico popular devido à migração anual de gnus no Serengeti, na Tanzânia.

 

 

__________

ClimaInfo, 3 de maio de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar