A poluição nas grandes cidades é ainda mais letal do que se supunha

22 de março de 2019

Pesquisadores alemães anunciaram o resultado de uma pesquisa sobre os efeitos da poluição atmosférica na saúde humana. Segundo seus cálculos, todo ano, quase 9 milhões de pessoas morrem precocemente por respirar ar poluído. Esse número é mais do que o dobro dos 4,2 milhões estimados anteriormente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A diferença vem do desenvolvimento de um modelo global mais sofisticado e, principalmente, de um melhor entendimento dos efeitos do material particulado ultrafino, o PM-2.5 (partículas com diâmetro médio menores do que 2,5 micrômetros. O diâmetro do cabelo humano mais fino tem cerca de 50 micrômetros, vinte vezes maior). Esse resultado é duplamente preocupante no Brasil, porque não seguimos os padrões de qualidade do ar definidos pela OMS. Existem planos e cronogramas para tal, mas estes não definem uma data a partir da qual os padrões da OMS começam a valer. Detalhes em matéria d’O Eco.

Por falar em poluição, Dani Chiaretti, do Valor, conta que um dos trabalhos divulgados durante a Assembleia da ONU Meio Ambiente da semana passada dava conta que a indústria da moda é mais poluente do que a aviação e a navegação. No ciclo de vida completo das roupas, a soma dos impactos da produção agrícola, da produção animal, da produção de fibras sintéticas a partir do petróleo e da poluição da confecção são preocupantes, principalmente pelo uso de água e pelos efluentes gerados. Mas o maior impacto vem de quase não haver reuso, reaproveitamento e reciclagem de tecidos. Daniela escreve que “o dado impressionante é que se perde cerca de US$ 500 bilhões ao ano com o descarte de roupas que vão direto para aterros e lixões e sequer são recicladas.” Pior, cerca de meio milhão de toneladas de microfibras poluirão os oceanos do mundo.

 

Boletim ClimaInfo, 22 de março de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar