Podemos ter um El Niño monstro ainda neste ano

22 de março de 2019

O serviço meteorológico australiano detectou um aumento da temperatura do Pacífico. Por isso, calcula uma chance de 70% de termos um El Niño ainda neste ano. Mais, a rapidez com que a temperatura oceânica vem subindo indica que é possível que o fenômeno entre para a categoria dos muito fortes. O Sydney Morning Herald dá detalhes sobre o que acontece no Pacífico e o que pode advir daí.

O forte El Niño de 2015-16 foi descrito pela Climatempo: “No Brasil, o fenômeno intensificou ainda mais a seca no Nordeste e também provocou estiagem prolongada no Norte, nos centro-norte de Minas e de Goiás e no Distrito Federal. Além disso, houve muitas inundações no sul do país e o impacto do fenômeno foi tão grande que até hoje causa transtornos na economia do Brasil, principalmente no setor elétrico e no de alimentos.”

 

Boletim ClimaInfo, 22 de março de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar