Primeira mulher a ser eleita presidente da Comissão Europeia declara crise climática sua “prioridade número um”

Ursula von der Leyen

Por escassa margem de votos no Parlamento Europeu, a alemã Ursula von der Leyen foi eleita presidente da Comissão Europeia. Em discurso feito no Parlamento Europeu logo antes da votação, a política alemã prometeu fazer da mudança do clima sua “prioridade número um”.

A mudança do clima desempenhou um “papel decisivo” na votação, por conta dos blocos liberal e socialista terem condicionado seu apoio à candidatura de Leyen a uma maior ambição climática. O apoio destes blocos, somado ao dos conservadores, conferiu a Leyen um forte mandato para abordar questões como a mudança do clima.

O Financial Times detalha as prioridades de Leyen: “Ela prometeu propor um imposto sobre o carbono nas fronteiras da UE, fazer a região se tornar carbono neutra até 2050 e criar um acordo verde sobre o investimento nos primeiros 100 dias do seu mandato.”

Leyen também se comprometeu a elevar a meta climática da UE para 2030 a uma redução de 50% a 55% nas emissões em relação aos níveis de 1990, diz a Clean Energy Wire, acima da meta atual de “pelo menos” 40%. O site acrescenta também que ela prometeu transformar partes do Banco Europeu de Investimento em “banco do clima” para desbloquear €1tn de investimento durante a próxima década.

O Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia não apoiou Leyen por avaliar que suas propostas de política climática eram demasiado fracas. A agenda de Leyen para a Europa pode ser baixada neste link.

Em tempo: os preços do carbono no EU’s Emissions Trading System (EU ETS) “dispararam para um nível recorde, à medida que os poluidores e os investidores especulativos se esforçam por obter créditos em meio a mais restrições ambientais por parte da UE”, nas palavras de Nikou Asgari no Financial Times.

 

ClimaInfo, 18 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)