A insustentável ausência do meio ambiente

25 de julho de 2019

Carlos Rittl, do Observatório do Clima, faz um diagnóstico preciso e científico do mal que o governo Bolsonaro fez, faz e continuará a fazer ao meio ambiente brasileiro. Até mais do que Dilma (que em uma COP no passado disse que o “meio ambiente é sem dúvida nenhuma uma ameaça ao desenvolvimento”), “Jair Bolsonaro parece dormir e acordar com a obsessão de pôr abaixo até a última árvore, extinguir até a última Unidade de Conservação e desalojar até o último índio do Brasil.” Rittl alinhava as ações e declarações do presidente e de seu “subministro da Agricultura”, Ricardo Salles, para dizer que era mais do que esperado o aumento do desmatamento.

O ponto-chave do artigo é a preocupação dos mercados internacionais com o que acontece por aqui. “A leitura que os mercados internacionais e os clientes das commodities brasileiras fazem disso tudo é simples: o agronegócio do Brasil não pode prescindir de desmatamento nem de acesso livre a terra barata. Para quem quer impor barreiras não tarifárias às commodities brasileiras e adiar acordos comerciais, trata-se de um prato cheio. Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, mais um motivo de preocupação. A destruição ambiental pode ser o maior tiro no pé da economia nacional.”

Para evitar que isso aconteça, Rittl convoca “o agro que quer ser pop (…) [a] levantar a voz contra todo o desmonte ambiental de Bolsonaro. E também contra quem faz lobby pela terra arrasada, que não respeita limites, que acha ser possível destruir leis e florestas e engabelar a comunidade internacional vendendo uma sustentabilidade que não existe.”

Em tempo: a frase de Dilma foi dita durante a COP de Copenhague e ninguém perdoou o ato falho até hoje.

 

ClimaInfo, 25 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar