As corporações que alimentam os incêndios amazônicos

1 de setembro de 2019

Glenn Hurowitz, Mat Jacobson, Etelle Higonnet e Lucia von Reusner apontam os dedos, na Mighty Earth, para as grandes empresas que, comprando soja e carne na região amazônica, estão por trás do desmatamento e dos incêndios amazônicos.

Os autores montaram dois mapas, um sobrepondo os incêndios com os abatedouros, e outro sobrepondo os entrepostos das grandes tradings com as estradas que cortam a região. A coincidência não é mera semelhança.

Escrevem os autores que “o incentivo para a destruição vem das grandes empresas internacionais de alimentação animal de carne e soja, como a JBS e a Cargill, e das marcas globais como Stop & Shop, Costco, McDonald’s, Walmart/Asda e Sysco, que compram delas e vendem para o público. São essas empresas que estão criando a demanda internacional que financia os incêndios e o desmatamento.”

A matéria tem, ainda, uma descrição dos processos da cadeia da soja e da carne e uma apresentação das principais empresas envolvidas nestas cadeias.

E uma investigação do Repórter Brasil mostra como funciona a cadeia da carne, principalmente na Amazônia, onde produtores autuados por desmatamento e outros crimes ambientais, conseguem vender seus animais para os grandes processadores JBS, Frigol e Marfrig. A matéria é preciosa por desmascarar os compromissos declarados por essas empresas, que dizem só trabalhar com produtores em conformidade com a lei.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)
x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar