O desmatamento aumentou o impacto dos ciclones em Moçambique que irão provocar mais desmatamento

8 de maio de 2019

Desde 1980, Moçambique perdeu 370 mil km2 de florestas, muito para a produção artesanal de carvão vegetal. Se estas florestas ainda estivessem em pé, o impacto dos dois ciclones que atingiram o país recentemente teria sido menor. Allan Schwarz, do Centro Florestal Mezimbite, explica que o desmatamento tem um duplo papel. Em regiões tropicais desprovidas de sombra, as flutuações de pressão atmosférica entre o mar e o continente aumentam a velocidade dos ventos. Uma floresta saudável reduz a velocidade dos ventos e a velocidade de queda da água das chuvas, até que cheguem ao solo. Nas florestas, em torno de 80% da água é absorvida pelo solo. Sem a floresta, a água se desloca mais rapidamente e a absorção é substancialmente menor.”

Os dois ciclones destruíram plantações, muitas delas a ponto de serem colhidas. Seus donos perderam tudo e muitos devem se voltar para a produção de carvão vegetal para sustentar as famílias. Provocando mais desmatamento.

 

ClimaInfo, 9 de maio de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar