Brasil na mira da iniciativa chinesa Belt and Road

10 de junho de 2019

A política de expansão de influências da China está, nestes últimos anos, calcada na Belt and Road Iniciative (BRI). O nome vem da sua fase inicial, quando pretendia se desenvolver ao longo de uma nova Rota da Seda (a Silk Road Economic Belt). O programa atual prevê investimentos na casa dos trilhões de dólares em toda a Ásia, na África e até na Europa. Os chineses estão construindo e operando estradas, portos, hidrelétricas, termelétricas a carvão e gás e indústrias de base, como cimento e siderurgia.

Na semana passada, o professor da FGV, Xia Huasheng, disse em entrevista que o Brasil pode se tornar um dos principais beneficiários da BRI na América Latina, posto que não é pequeno o interesse chinês na infraestrutura de escoamento de grãos e minérios: “no âmbito da Iniciativa Belt and Road, a maioria dos projetos estão relacionados à infraestrutura. O novo governo brasileiro quer mais investimentos em infraestrutura,” pensando uma ajuda para a recuperação da economia.

O canto da sereia vem na frase seguinte: “a participação de multinacionais chinesas é essencial” para a cooperação bilateral, porque não só investem em infraestrutura, “como tomam uma série de medidas para se tornarem cada vez mais empresas nacionais com maior interação com empresas brasileiras e gerar empregos e benefícios para o país.”

Uma das críticas mais contundentes à BRI é exatamente a de não criar empregos locais, posto que as obras são tocadas e operadas por pessoal chinês. Isso sem contar que a China construiu termelétricas a carvão em vários países e passou a exportar o carvão que a poluição das suas grandes cidades não permite mais queimar.

 

ClimaInfo, 10 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar