Aprovar acordo UE-Mercosul seria suicídio político para Macron

9 de julho de 2019

Aprovar acordo UE-Mercosul seria suicídio político para Macron. A agricultura representa menos de 5% da economia francesa, mas a atividade ocupa quase metade da superfície do país. O salão da agricultura, megaevento que ocorre todo inverno em Paris, continua sendo o mais importante ponto de peregrinação para os políticos franceses e um teste de popularidade decisivo para presidentes e presidenciáveis. Outra força política hoje muito importante na França são os ecologistas, os quais recentemente superaram os socialistas nas eleições para o parlamento europeu. Para chegar a 2022 em condições de vencer a direitista Marie Le Pen, Macron tem que consolidar sua aliança com os ecologistas e os ruralistas franceses, desafio quase que hercúleo.

Como escreve Mathias Alencastro na Folha, frente a esta situação, aprovar o acordo UE-Mercosul seria um ato de suicídio político: “Numa só tacada, (Macron) alienaria o apoio dos ecologistas, lançaria a pré-candidatura de Nicolas Hulot e entregaria de bandeja todas as lideranças ruralistas a Marine Le Pen”.

Alencastro continua: “No melhor dos casos, Macron vai esperar dias melhores para tentar ratificar o acordo no Parlamento. Num cenário irrealista de vitória esmagadora como em 2017, ele poderia tentar aprovar o acordo no Congresso logo depois das eleições de 2022. Caso contrário, ele pode sabotar o acordo para satisfazer sua base em pleno ciclo eleitoral (…) Nesse contexto, o governo Bolsonaro, sua imagem calamitosa na Europa e suas provocações inúteis não passam de um bom álibi para Macron ajustar sua decisão em função das angústias dos camponeses e fazendeiros franceses.”

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar