França questiona o acordo Mercosul-União Europeia

11 de julho de 2019

O presidente Emmanuel Macron disse que o Acordo Mercosul-União Europeia não traz garantias “suficientemente robustas” para que o Acordo de Paris sobre o Clima seja respeitado, provavelmente pensando no Brasil.

A porta-voz do governo da França, Sibeth Ndiaye, disse que a França tem “interrogações legítimas” a respeito do Acordo e que o país quer “saber mais sobre como as cláusulas de salvaguarda que incluímos neste tratado comercial serão ativadas.”

Ao que se sabe, as cláusulas dizem respeito à integridade socioambiental dos produtos e seus processos de produção. A preocupação do governo francês reflete a pressão dos agricultores do país contra a concorrência do Mercosul, mas também a pressão de ambientalistas e defensores dos direitos humanos preocupados com os vários sinais dados pelo governo Bolsonaro.

A notícia é da rádio francesa RFI.

 

ClimaInfo, 11 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar