Como os Povos Indígenas vivem as ameaças do governo Bolsonaro?

1 de agosto de 2019

Segundo Adriano Karipuna, “a floresta vem sendo destruída desde 2015. Mas a ação desses invasores tem aumentado desde que o presidente Jair Bolsonaro começou a fazer discursos de ódio na campanha do ano passado, jogando a sociedade contra os Povos Indígenas. Já ameaçaram a gente de morte, eu e meu irmão, já mandaram recado que eles sabem por onde a gente anda e que podemos ser executados a qualquer momento.”

Karipuna conversou com Hanrrikson de Andrade, do UOL. O jornalista conversou também com Alessandra Munduruku e Makarutu Waiãpi.

Alessandra diz que “é como se os nossos corpos fossem um problema, como se a gente estivesse atrapalhando. Essa última agora [invasão], nós conseguimos expulsar os madeireiros, mas o medo não termina. Eles sabem quem é quem, sabem quem é Cacique, sabem quem são as lideranças que estão fazendo denúncias (…) A gente sabe que vai sair, mas não sabe se vai voltar.”

Makarutu, que vive o luto pelo assassinato do Cacique Emyra ocorrido na semana passada, fala da dificuldade de encontrar os responsáveis: “Os policiais não vasculharam todos os caminhos, tem muitas outras áreas que precisam ser analisadas. Eles [garimpeiros] estão se movimentando pela mata. Há, sim, o perigo disso [tentativa de invasão] ocorrer novamente porque eles estão lá, mas ninguém sabe onde [exatamente] eles estão.”

Em tempo: a União Europeia afirmou, na 3a feira (30/7), que a proteção dos direitos de Povos Indígenas é um dos “elementos essenciais” do acordo de livre comércio fechado há um mês entre o bloco e o Mercosul, ainda a ser ratificado por ambas as partes, segundo relata a BBC. O porta-voz europeu comunicou oficialmente que o acordo exige a seus signatários “o respeito e a promoção dos princípios democráticos, direitos humanos e liberdades fundamentais, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros instrumentos internacionais.”

 

ClimaInfo, 01 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar