Sem fósforo, floresta é mais vulnerável à mudança climática

7 de agosto de 2019

A capacidade de remoção e retenção de CO2 da Amazônia é fortemente dependente dos nutrientes do solo. Pesquisa recém publicada na Nature mostra que o solo da floresta, pobre em fósforo, dificultará a reação das árvores frente ao aumento da concentração CO2 na atmosfera.

Em princípio, uma maior concentração de CO2 na atmosfera favorece o crescimento da floresta. Mas a limitação do crescimento encontrada está enterrada no solo. Usando modelagem matemática, os pesquisadores concluíram que a escassez de fósforo pode comprometer em cerca de 50% a capacidade das árvores de absorver o carbono extra que estará no ar.

O trabalho foi comentado pela Agência Fapesp e pelo Carbon Brief.

 

ClimaInfo, 7 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar