Brasil contrai empréstimo para tratar de seu lixo

14 de agosto de 2019

O Brasil ‘praticamente’ fechou um empréstimo do Banco dos BRICS no valor de R$ 2 bilhões a ser aplicado para tratar o lixo das cidades brasileiras. Segundo o ministro Ricardo Salles, os juros serão ‘praticamente’ zero.

O conteúdo do contrato não foi revelado, embora o governo diga que aplicará R$ 250 milhões para completar o orçamento do programa. Até o governo passado, este tipo de operação ficava sob a responsabilidade do BNDES. Mas, dada a encrenca entre Salles e o Banco, fica no ar quem cuidará do dinheiro.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o país ainda tem 3 mil lixões a céu aberto, que deveriam ter sido fechados até 2014. Cerca de 7 milhões de toneladas de lixo por ano não são sequer coletadas. E a taxa de reciclagem continua no patamar pífio de menos de 3%. A matéria é de André Borges no Estadão.

 

ClimaInfo, 14 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar