“Dia de fogo” é anunciado e executado no Sudeste do Pará

14 de agosto de 2019

Fazendeiros e grileiros do entorno da BR-163, no sudoeste do Pará, cumpriram a promessa de fazer um “dia de fogo” no último sábado (10/8).

Fabiano Maisonnave relata na Folha o registro feito pelo INPE de uma explosão de focos de incêndio na região na último fim de semana. No sábado, em Novo Progresso, houve um aumento de 300% nos focos de incêndio em comparação com o dia anterior. Com 124 registros, foi o recorde do ano. Recorde que durou pouco: no domingo (11/8), o número de incêndios pulou para 203 casos. Na parte do município de Altamira, sob influência da BR-163, o salto no sábado foi ainda maior, 743%, com 194 casos. No domingo, foram 237 ocorrências.

O “dia do fogo” havia sido revelado no último dia 5 por um jornal de Novo Progresso. Segundo a publicação, os produtores se sentem “amparados pelas palavras do presidente” e coordenaram a queima de pasto e áreas em processo de desmate para uma mesma data. O objetivo, segundo um dos líderes ouvidos sob anonimato, foi mostrar para o presidente que querem trabalhar.

Nos últimos anos o Ibama mantinha uma base de fiscalização em Novo Progresso durante o período seco. Neste ano, porém, a operação foi cancelada devido à falta de apoio tanto da PM do Pará, que há dois meses deixou de apoiar o órgão ambiental federal, quanto da Força Nacional, ligada ao Ministério da Justiça

Um dos maiores alvos dos grileiros é a Floresta Nacional do Jamanxim, a Unidade de Conservação federal mais devastada do país nos últimos 12 meses. A perda de cobertura vegetal da Flona nesse período chegou a 135 km², quase uma vez e meia a área de Vitória (ES). Outra Unidade de Conservação com diversos focos de incêndio e sob pressão dos grileiros é a Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo. Ali, apesar da legislação não permitir sequer a presença humana, há diversas invasões, principalmente para criação de gado.

 

ClimaInfo, 15 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar