Perda de gelo no Ártico foi documentada nos diários de navios

14 de agosto de 2019

Pesquisadores usaram os diários de bordo de navegação nos mares árticos para reconstruir a história do gelo na região. As primeiras fotos de satélite datam de 40 anos atrás e enxergam a área coberta pelo gelo, mas não sua profundidade. A pesquisa, que acaba de ser publicado pela AMS (American Meteorological Society), descobriu que houve uma perda substancial de gelo entre 1920 e 1940, principalmente no lado do Atlântico. Agora, estima-se que a perda de gelo esteja acontecendo seis vezes mais depressa. E, entre 1979 e 2010, estima-se que o Ártico perdeu de 55% a 65% do seu volume de gelo. O artigo original e o comentário da Economist mostram um gráfico onde o contraste entre os dois períodos é gritante.

O interessante é que a compilação dos dados dos diários de bordo envolveu milhares de voluntários e um crowdfunding bem-sucedido.

 

ClimaInfo, 14 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar