Fumaça e frente fria fazem o dia virar noite em São Paulo

20 de agosto de 2019

Ontem, em São Paulo, a noite caiu no meio da tarde. Às pesadas nuvens de chuva vindas com uma frente fria do sul juntou-se a fumaça – muita fumaça! – dos dias de queimadas muito densas, muitas amplas, em Rondônia e na Bolívia. Segundo a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, “a frente fria mudou a direção dos ventos e transportou essa fumaça para São Paulo.” A notícia saiu n’O Globo, no Estadão e na Jovem Pan. No twitter do MetSul, há mais imagens de satélite da fumaça e fotos da tarde anoitecida em São Paulo.

Carlos Madeiro, do UOL, conversou com Humberto Barbosa, um dos autores-líder do relatório do IPCC sobre o nexo Clima e Terra que saiu há dez dias. Por coincidência, Barbosa “alerta que o Sudeste brasileiro será a região mais afetada caso avance o desmatamento na Amazônia.” O cientista se referia aos impactos à hidrologia no Sudeste decorrentes de um processo de savanização da Amazônia e não ao fumacê paulistano de ontem.

 

ClimaInfo, 20 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar