Fotos e streamings dos incêndios e um distintivo

23 de agosto de 2019

Uma grande quantidade de fotos de satélite e streamings mostra os incêndios, a concentração dos gases emitidos por estes e os caminhos da fumaça produzidos. Boa parte deste material está no Twitter.

Vale ver a produção da europeia Copernicus na página da WMO (Organização Meteorológica Mundial) e a da NASA.

Em uma foto publicada pela Windy no final da tarde de ontem, ainda era possível ver focos de incêndio em torno de Novo Progresso e Boca do Acre e um grande na tripla fronteira Brasil, Paraguai e Bolívia.

Beatriz Diniz postou um time-lapse modelado pelo GEOS-5 da concentração de monóxido de carbono ao longo dos últimos 30 dias, no qual dá para ver claramente que os incêndios começam a se intensificar a partir de 5 de agosto.

Vale também ver um vídeo no YouTube contando a história do pessoal de Novo Progresso que escolheu o dia 10 de agosto para colocar fogo na floresta. Eles cumpriram a promessa e produziram queimadas tão intensas que seus efeitos podem ser vistos do espaço. A assinatura é da Meteoro Brasil.

O Corinthians, no seu Instagram, postou seu distintivo, só em preto e branco, com uma chama saindo do local da Amazônia no mapa do Brasil.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar