Governo é responsável pelo aumento do desmatamento

23 de agosto de 2019

Alfredo Sirkis escreveu um belo artigo na Folha mostrando como o governo Bolsonaro vem dando todas as indicações de que o desmatamento poderia grassar solto. O que, de fato, está acontecendo.

Sirkis fala do impacto sobre o aquecimento global e mostra as oportunidades que o Brasil está perdendo. “Não é agronegócio moderno desmatar ilegalmente, promover a grilagem e uma pecuária indigente, de propósito meramente especulativo, ou envenenar rios com mercúrio. São facções criminosas, e o problema está no colo do ministro Sergio Moro (Justiça). O agronegócio tem muito a perder com a repercussão internacional do novo surto de devastação, turbinado pela desmoralização oficial dos órgãos de fiscalização, pela sinalização de ‘liberou geral’ pelo ‘capitão motosserra’.”

Em tempo: o UOL deu que o pessoal o Itamaraty está usando dados de desmatamento de décadas passadas, quando as políticas ambientais derrubaram rapidamente as taxas criminosas de então. Como o desmatamento voltou a crescer a partir de 2012, o pessoal simplesmente “esquece” de apresentar os dados.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar