A situação na Amazônia

26 de agosto de 2019

Em Altamira, no Sul do Pará, a fumaça dos mais de 2 mil incêndios deste mês “provoca problemas de saúde na população [sendo que a] cidade conta com apenas três fiscais do Ibama”, relatam Felype Adms e Renato Grandelle, n’O Globo.

O líder indígena, Antônio Enésio Tenharin, disse a André Borges e Gabriela Biló, do Estadão, que “cuidamos dessa terra, do nosso território. Até hoje, o fogo não tinha entrado. Mas agora veio de uma vez, em vários lugares. É um pavor para o nosso povo, porque faz nossas crianças ficarem doentes, mata os animais, só traz coisa ruim.” Apontando para uma área recém destruída, ele diz: “Olha o que fizeram. Para quê tudo isso? Por que?”; e avisa: “Não vamos ficar vendo tudo isso acontecer, parados. Nosso povo irá reagir. Não acabarão com a nossa casa.”

O prefeito de Humaitá (AM) deu graças a Deus por ter mandado chuva para apagar os incêndios na região. A matéria de Izabel Santos, no Amazônia Real, lembra que um escritório e uma caminhonete do Ibama foram queimados no ano passado naquela cidade.

Uma matéria no UOL mostra que a quantidade de incêndios aumentou enquanto que caía o número de autuações do Ibama. Um artigo da Folha complementa mostrando que os focos de incêndio estão situados em áreas desmatadas muito recentemente.

O governador do Amazonas se atreveu a dar nome aos incendiários. Segundo o Estadão, o governador Wilson Lima disse: “As principais causas identificadas para a alta das queimadas são a pecuária e a atividade madeireira, além da especulação imobiliária” (vulgo, grilagem de Terras Públicas).

O governo do Acre decretou estado de emergência e está preocupado com a possível crise de água. A matéria da Folha lembra que o governador, em maio, sugeriu que produtores rurais não pagassem multas ambientais: “Se o IMAC (Instituto de Meio Ambiente do Acre) estiver multando alguém, me avisa. Me avisem e não paguem nenhuma multa, porque quem está mandando agora sou eu”. Fogo, não?

 

ClimaInfo, 26 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar