Incêndios florestais no resto do mundo

27 de agosto de 2019

Estão acontecendo mais incêndios florestais na África do que na Amazônia. Enquanto por aqui o número passa de 2.000, só em Angola já foram contados quase 7.000, e mais 3.000 no Congo. Como aqui, boa parte das queimadas é para limpar áreas para novos pastos e lavouras.

As florestas boreais também estão sendo devastadas por incêndios. Desde julho, os incêndios dizimam florestas na Sibéria e, até agora, persistem alguns focos. A área devastada passa de 4 milhões de hectares.

No Canadá, pesquisas comparam a perda de carbono acima e abaixo do solo em florestas antigas e novas. As mais novas, por serem ecossistemas menos estáveis, perdem muito mais carbono do que as mais velhas. Pesquisadores dizem que o balanço de emissões do país está sendo afetado por essas perdas.

A Bloomberg fez matéria sobre os incêndios da África, a NASA acompanhou os da Sibéria e as pesquisas sobre as emissões de carbono no Canadá saíram na Global News e na Conversation.

 

ClimaInfo, 27 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar