Bolsonaro volta a atacar as Terras Indígenas

Bolsonaro Terras Indígenas

Em reunião com os governadores dos estados atingidos pelas queimadas, Bolsonaro falou pouco sobre as queimadas ou sobre Macron. Dedicou boa parte do tempo a criticar as Terras Indígenas. Bolsonaro não se conforma com o tamanho destas, como se os espaços ocupados por indígenas e brancos fossem comparáveis. Ele voltou a dizer que quer legalizar o garimpo e que os índios querem viver como os não índios. Prometeu medidas contra os problemas ambientais, como queimadas, mas, como sempre, sem entrar em detalhes.

Em nota, o ISA “condena falas de presidente contra direitos e terras indígenas – numa reunião que deveria discutir o combate ao desmatamento e às queimadas”.

A Folha, a Exame e o Valor falaram da reunião. E o Valor trouxe a promessa de medidas concretas.

A Época trouxe a palavra de indigenistas que reagiram indignados com mais esse ataque do presidente. “Dizer que as Terras Indígenas de alguma forma comprometem o desenvolvimento? É bom saber sobre qual tipo de desenvolvimento se fala. Se está sendo considerado um desenvolvimento com base na exportação de commodities, na exploração indiscriminada da natureza, os Povos Indígenas caminham totalmente na contramão”, disse Gilberto Vieira dos Santos, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

 

ClimaInfo, 28 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)