As crises da Igreja Católica, a interna e a com o governo brasileiro

1 de setembro de 2019

O Papa Francisco pretende fortalecer a Igreja em toda a Amazônia, nem que para isso tenha que afrouxar regras milenares. Para aumentar o número de pessoas habilitadas à reza das missas, pode, em circunstâncias especiais, abrir mão do celibato e admitir que mulheres assumam o ofício. Busca com isso turbinar a missão de evangelização e, também, fazer frente à crescente penetração dos neopentecostais.

Mas, por conta desses movimentos, o Sínodo da Amazônia está se convertendo em um dos mais importantes palcos do tabuleiro de xadrez da Igreja Católica. A ala conservadora da Igreja – os alemães, que apoiaram Bento XVI e João Paulo II, e os norte-americanos – dizem que os documentos preparatórios para o Sínodo “contêm heresia, estupidez e apostasia.”

O Valor e esta – nem tão nova – matéria do Estadão falam sobre o Sínodo e a Igreja.

Outro campo de batalha acontece com o governo brasileiro. Assim que tomaram posse, os generais de Bolsonaro fizeram pronunciamentos contra o Sínodo dizendo que este interferia com a soberania nacional.

Jamil Chade, no UOL, analisa os pontos de possível conflito entre a Igreja e o governo brasileiro.

Religiosos da Igreja Católica na Amazônia divulgaram uma carta na semana passada protestando por estarem sendo “criminalizados” em discursos e mensagens nas redes sociais. Primeiro, lembram “quanto sangue, suor e lágrimas foram derramados na defesa dos direitos humanos e da dignidade, especialmente dos mais pobres e excluídos da sociedade, dos povos originários e do meio ambiente tão ameaçados.” Na sequência, lamentam “imensamente que hoje, em vez de serem apoiadas e incentivadas, nossas lideranças são criminalizadas como inimigos da pátria.” Mais adiante, afirmam que “a soberania brasileira sobre essa parte (brasileira) da Amazônia é para nós inquestionável. Entendemos, no entanto, e apoiamos a preocupação do mundo inteiro a respeito deste macrobioma que desempenha uma importantíssima função reguladora do clima planetário.”

André Shalders e João Fellet, da BBC, conversaram com a ala militar que espera que a Igreja não exceda os limites do que ela mesma se propôs a fazer.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar