A dinâmica dos incêndios

3 de setembro de 2019

Giovana Girardi escreveu no Estadão uma das matérias mais completas sobre a dinâmica desmatamento-incêndio florestal. Ela falou com especialistas, como a bióloga Erika Berenguer da Universidade de Oxford, e menciona trechos de um artigo de Jos Barlow e Alexander C. Lee, também pesquisadores de universidades inglesas, publicado na semana passada no Ambiental Media.

Existe um forte correlação entre os atuais incêndios florestais e o desmatamento. Grande parte dos incêndios que ora acontecem na Amazônia não são queimadas para limpeza de pastos e lavouras, tem muitas árvores grande queimando depois das derrubadas. Mais, segundo Paulo Brando, do IPAM, “é incêndio de floresta que foi derrubada, que escapa e pega o que está em pé a partir das bordas secas.” A porção da floresta que fica exposta por estar ‘descoberta’ fica mais seca e mais inflamável. “E aí o fogo tem efeito catastrófico” diz Brando.

 

ClimaInfo, 3 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar