Rodrigo Maia e ruralistas articulam agenda ambiental paralela

4 de setembro de 2019

Rodrigo Maia e a bancada ruralista traçaram uma agenda ambiental paralela à do governo para contrapor, no Congresso, as críticas da comunidade internacional ao aumento do desmatamento.

Há uma insatisfação crescente de deputados e senadores ruralistas com a retórica ambiental de Bolsonaro e Salles. Segundo um deputado do núcleo ruralista ouvido pelo Valor, “Bolsonaro tem que descer do palanque e o radicalismo é uma praga que está prejudicando o país”.

A agenda inclui a votação de alguns projetos de lei e uma viagem à Europa. Pelo lado ruralista, a vontade é mostrar para os europeus que o produtor rural brasileiro não é culpado pelas queimadas e pelo desmatamento ilegal na região amazônica. Para Maia, a viagem tem como objetivo emplacar a tese de que o Parlamento brasileiro tem compromisso com a preservação do meio ambiente. Maia também pretende enterrar a possibilidade de os Parlamentos Europeus atrasarem a análise do acordo Mercosul-União Europeia.

Sobre os projetos de lei que fazem parte da agenda ambiental paralela, depois do café da manhã na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com parlamentares da bancada ruralista e dirigentes da rede de federações da entidade, Maia afirmou que esperava colocar em votação, ainda ontem (3/9), projetos que tenham consenso entre os parlamentares na área ambiental, como o que busca combater o desmatamento ilegal na Amazônia e o que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais.

Os projetos considerados mais polêmicos, como os que tratam da lei geral do licenciamento ambiental, do uso de pesticidas e dos registros imobiliários de imóveis rurais em faixas de fronteira, Maia disse ser preciso buscar convergência na Câmara antes da apreciação das propostas: “A questão do licenciamento ambiental é muito importante, agora, qual texto que gera convergência? Com certeza haverá um texto que vai gerar convergência na Câmara entre ambientalistas e o agronegócio”. Será?

 

ClimaInfo, 4 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar