Belo Monte novamente na berlinda

5 de setembro de 2019

Em disputa quanta água deve correr pela Volta Grande do Xingu e quanta água deve alimentar a hidrelétrica de Belo Monte. A hidrelétrica desviou parte do Rio Xingu para um canal que alimenta suas turbinas e deixou a chamada Volta Grande do Xingu à míngua.

Para a Norte Energia, dona da usina, quanto mais água passar pelas turbinas, mais energia e receitas são geradas. Do outro lado, quanto menos água passar pela Volta Grande, pior a situação dos ribeirinhos e indígenas que ali vivem.

O Ministério Público recomendou ao Ibama que a licença ambiental da usina seja revista e incorpore uma definição da quantidade mínima de água a passar pela Volta Grande. O órgão tem 20 dias para responder à recomendação. Fabiano Maisonnave, na Folha, conta mais sobre a história da usina e seus problemas e comenta a decisão do Ministério Público.

Por falar em Belo Monte, Elton Alisson, também na Folha, conta que a usina não trouxe o prometido desenvolvimento sustentável nem o sonhado aumento no número de empregos para Altamira, vizinha a Belo Monte. Pior, a tarifa de eletricidade subiu, o custo de vida aumentou e a população desapropriada pela usina agravou o déficit habitacional e estressou o sistema de abastecimento de água da cidade.

 

ClimaInfo, 5 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar