Ministro de minas e energia promete apoio ao carvão mineral

5 de setembro de 2019

Enquanto o mundo todo se esforça para se ver livre do carvão mineral, o combustível fóssil que mais emite gases de efeito estufa, o ministro de minas e energia, almirante Bento Albuquerque, promete sujar a “matriz energética mais limpa do mundo”.

Representantes da Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral levaram ao ministro pedidos de inclusão de 900 MW de novas usinas e de modernização de outros 900 MW nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo o presidente da Frente, o deputado catarinense Daniel Feitas (PSL-SC), Bento garantiu apoio ao setor, afirmando que o MME desenvolverá um plano de ação e criará uma política para o carvão mineral, conforme relata o Canal Energia.

Sujar a matriz energética é algo consistente com um governo negacionista, mas esperava-se mais e melhor da elite militar do país.

Em tempo: temos no Brasil algumas térmicas a carvão construídas antes de 1980. A Frente diz que a modernização destas contribuirá para o combate ao aquecimento global, esquecendo que as mais modernas entre as térmicas a carvão emitem muito mais do que qualquer fonte renovável de energia e mais do que qualquer térmica a gás natural por unidade de energia gerada.

 

ClimaInfo, 5 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar