Ministro de minas e energia promete apoio ao carvão mineral

carvão mineral

Enquanto o mundo todo se esforça para se ver livre do carvão mineral, o combustível fóssil que mais emite gases de efeito estufa, o ministro de minas e energia, almirante Bento Albuquerque, promete sujar a “matriz energética mais limpa do mundo”.

Representantes da Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral levaram ao ministro pedidos de inclusão de 900 MW de novas usinas e de modernização de outros 900 MW nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo o presidente da Frente, o deputado catarinense Daniel Feitas (PSL-SC), Bento garantiu apoio ao setor, afirmando que o MME desenvolverá um plano de ação e criará uma política para o carvão mineral, conforme relata o Canal Energia.

Sujar a matriz energética é algo consistente com um governo negacionista, mas esperava-se mais e melhor da elite militar do país.

Em tempo: temos no Brasil algumas térmicas a carvão construídas antes de 1980. A Frente diz que a modernização destas contribuirá para o combate ao aquecimento global, esquecendo que as mais modernas entre as térmicas a carvão emitem muito mais do que qualquer fonte renovável de energia e mais do que qualquer térmica a gás natural por unidade de energia gerada.

 

ClimaInfo, 5 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)