Belo Monte novamente na berlinda

Belo Monte

Em disputa quanta água deve correr pela Volta Grande do Xingu e quanta água deve alimentar a hidrelétrica de Belo Monte. A hidrelétrica desviou parte do Rio Xingu para um canal que alimenta suas turbinas e deixou a chamada Volta Grande do Xingu à míngua.

Para a Norte Energia, dona da usina, quanto mais água passar pelas turbinas, mais energia e receitas são geradas. Do outro lado, quanto menos água passar pela Volta Grande, pior a situação dos ribeirinhos e indígenas que ali vivem.

O Ministério Público recomendou ao Ibama que a licença ambiental da usina seja revista e incorpore uma definição da quantidade mínima de água a passar pela Volta Grande. O órgão tem 20 dias para responder à recomendação. Fabiano Maisonnave, na Folha, conta mais sobre a história da usina e seus problemas e comenta a decisão do Ministério Público.

Por falar em Belo Monte, Elton Alisson, também na Folha, conta que a usina não trouxe o prometido desenvolvimento sustentável nem o sonhado aumento no número de empregos para Altamira, vizinha a Belo Monte. Pior, a tarifa de eletricidade subiu, o custo de vida aumentou e a população desapropriada pela usina agravou o déficit habitacional e estressou o sistema de abastecimento de água da cidade.

 

ClimaInfo, 5 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)