Os investimentos sem retorno das petroleiras

8 de setembro de 2019

Se o mundo conseguir conter o aquecimento global em 2°C, muitos dos investimentos feitos no ano passado e que podem ser feitos neste ano ficarão no prejuízo. Pelas estimativas de um relatório do Carbon Tracker, investimentos de mais de US$ 20 bilhões estariam comprometidos.

Caso o aquecimento for limitado a 1,5°C, outros US$ 30 bilhões deixariam de dar retorno aos acionistas das petroleiras.

Para Andrew Grant, um dos autores do trabalho, “toda grande petroleira está apostando pesadamente contra um mundo de 1,5°C e investindo em projetos que são contrários às metas de Paris.”

O relatório foi comentado por Reuters, France Culture, Euractiv, Inside Climate News e The Independent.

A Redburn, a maior corretora independente da Europa, retirou todas as recomendações de compra de ações das grandes petroleiras internacionais. Segundo ela, a indústria está subestimando as ameaças das regulações climáticas que podem puxar o pico de consumo para os próximos anos. Elas enfrentarão “riscos existenciais”, pois estão estimando uma demanda 30% acima do que os cenários da Redburn.

 

ClimaInfo, 9 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar