Países da Amazônia fazem pacto em defesa da floresta

8 de setembro de 2019

Sete dos nove países que compartilham a Amazônia assinaram um pacto, na 6ª feira (6/9), com medidas para proteger a maior floresta tropical do planeta, no momento muito ameaçada por desmatamento e incêndios florestais. Assinaram: Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Brasil, Guiana e Suriname. Não participaram da Cúpula: Venezuela, que Bolsonaro diz ter vetado, e Guiana Francesa, território ultramarino daquele país europeu.

Segundo O Globo, o pacto “obriga a trabalhos conjuntos de mitigação, proteção e prevenção na floresta; coordenação das nações para enfrentar as causas do desmatamento, como a mineração, o narcotráfico, a extensão ilegal da fronteira agrícola e a exploração ilegal de minerais”. Mas, na verdade o texto não obriga a nada, é uma mera declaração de intenções não vinculantes.

O Pacto repercutiu fortemente nas mídias nacionais e internacionais. Além das matérias já citadas da Folha e d’O Globo, foi comentado por Financial Times, DW, UOL, Exame, Veja, Reuters, RFi e muitas outras mídias.

Em tempo 1: o Papa Francisco disse, no sábado (7/9), em Madagascar, que o rápido desmatamento e a perda de biodiversidade que acontece em cada país não devem ser tratados como questões locais, uma vez que ameaçam o futuro do planeta.

Em tempo 2: mesmo tendo representado o Brasil na reunião que definiu o pacto, o Chanceler Araújo continua insistindo que a Amazônia não está “queimando em absoluto. Tivemos incêndios este ano um pouco mais do que no ano passado, mas um pouco abaixo da média dos últimos 20 anos”.

Em tempo 3: o general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro, perguntou em caixa alta, no Twitter, na 4ª feira (4/9): “Qual é o nosso plano para a Amazônia”. Ele já havia cobrado publicamente uma mudança na condução da crise amazônica: “Por que o Brasil não lidera a discussão sobre a Amazônia com os países que fazem parte da área amazônica?”

 

ClimaInfo, 9 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar