Governo Bolsonaro em rota de colisão com a diplomacia ambiental

11 de setembro de 2019

Rubens Barbosa, ex-embaixador nos EUA, diz, logo no começo de seu artigo no Estadão, que “o debate atual sobre as queimadas, o desmatamento e o garimpo ilegais ganhou repercussão internacional e transformou-se na mais grave crise externa brasileira desde os anos 70 e 80”.

Rubens explica que a mudança do clima permeia os vários fóruns internacionais, as reuniões do G7, a Organização Mundial do Comércio e o Vaticano: “Não há como confrontar a tendência global de definir políticas de preservação do meio ambiente e de mudança do clima. Esse tema passará a interferir cada vez mais na estratégia de negócios.” E os recados dados pelo governo vão no sentido contrário – de uma falsa assunção de soberania, de um isolamento cada vez maior do mundo, por enquanto, ainda globalizado.

José Casado, n’O Globo, também segue esta trilha, mas coloca números interessantes e aponta que os EUA deverão usar o meio ambiente e sua governança como condicionante no comércio internacional. Ele cita que 24% da bancada democrata no Congresso pediu para o governo a suspensão das negociações bilaterais com o país por quererem “compromisso claro e progresso demonstrável na proteção da Amazônia.”

José Casado dá nomes e números às corporações em risco: “Começam a ficar expostos os acionistas de negócios lucrativos com as commodities brasileiras num fluxo de US$ 270 bilhões anuais.” São 6 bancos, JPMorgan Chase, BNP Paribas, Barclays, Bank of America, Citigroup e Deutsche, bancando quase todo o crédito das quatro grandes tradings ADM, Bunge, Cargill e Dreyfus. E dois outros bancos, Santander e HSBC, garantindo metade das vendas dos principais frigoríficos, Marfrig, Minerva e JBS.

 

ClimaInfo, 11 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar