Ibama sofre corte de 22% nas suas operações

11 de setembro de 2019

O Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa), que ordena as ações de fiscalização do Ibama, prevê a realização de 837 operações em 2019. Mas, segundo levantamento feito por Dimitrius Dantas para O Globo, 187 destas (22%) não foram realizadas. Dimitrius lembra que o orçamento do órgão, definido pelo MMA de Ricardo Salles, sofreu corte de mais de 30%.

O ministro costuma justificar as dificuldades dizendo que os cortes de orçamento atingiram todo o governo. Mas segue dizendo que tudo continua funcionando como sempre.

Em tempo: Salles demitiu ontem (10/9) o novo superintendente regional do Ibama no Pará, coronel da Polícia Militar Evandro Cunha dos Santos, que havia sido nomeado no último dia 2 de setembro. A exoneração ocorreu depois do coronel ter declarado ter ordens para impedir a queima de máquinas utilizadas no garimpo ilegal. As declarações de Santos causaram forte reação no comando do Ibama. Segundo a coordenação-geral de fiscalização ambiental, a fala “acirrou os ânimos e elevou os riscos aos agentes na região de Altamira, repercutindo diretamente nas ações em andamento na região, realizadas em conjunto com o Exército Brasileiro, a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança Pública e outras instituições desde o dia 27 de agosto”.

 

ClimaInfo, 11 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar