Alto escalão do governo Bolsonaro recebe garimpo ilegal e criminoso

18 de setembro de 2019

A Casa Civil da Presidência anunciou, sem a menor vergonha, ter recebido representantes de garimpeiros ilegais. Estes foram ao governo exigindo a proibição da destruição de equipamentos em operações de fiscalização e a punição dos fiscais.

Segundo o site da Casa Civil, “participaram também da reunião os ministros do meio ambiente, Ricardo Salles; da secretaria de governo, Luiz Eduardo Ramos; da secretaria Geral da presidência, Jorge Oliveira; do gabinete de segurança institucional, Marcos Montes, da ciência, inovações e tecnologia; Augusto Heleno; além do Advogado-Geral da União, André Mendonça; e dos secretários executivos de minas e energia, Marisete Pereira; da justiça, Luiz Pontel; da infraestrutura, Marcelo Sampaio; da agricultura; juntamente com os presidentes do IBAMA, do INCRA e da FUNAI; e de parlamentares da região e do secretário da Casa Civil do Governo do Pará.

Um dos garimpeiros que participou da reunião mandou esta mensagem para o grupo: “Uma ótima notícia. Marcaram uma nova audiência para o dia 2 e até lá eles vão rever a lei sobre as queimadas de máquinas, entendeu? Eles vão rever a lei sobre as APAs, sobre as reservas e sobre as Flonas e dia 2 vão dar a decisão deles. Então até o dia 2 nós estamos mais ou menos calçados”.

Na reunião, os garimpeiros ameaçaram “começar a trancar as BRs não só do Pará, mas do Brasil inteiro.”

Daí conclui-se que o Brasil está mesmo de ponta cabeça. Invasores de áreas protegidas, da União, são recebidos pelas mais altas autoridades do país. Só nos resta gritar, como na canção: “Chame o ladrão!!”.

A Folha também escreveu sobre o assunto.

 

ClimaInfo, 18 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar