Sydney Possuelo: “Em 42 anos na Amazônia não vi ameaça à soberania”

20 de setembro de 2019

Sydney Possuelo, ex-presidente da Funai e sertanista que trabalhou 42 anos com Povos Indígenas na Amazônia, disse enfaticamente à Exame que “dizer que as ONGs nacionais ou internacionais são um perigo à soberania ou que por trás de cada árvore da Amazônia tem um agente internacional querendo pegar a Amazônia é uma grande tolice […] não tem perigo nenhum. Nossa soberania é inatacável.” Possuelo aponta para um pensamento da Escola do Estado-Maior do Exército que renega o legado do Marechal Cândido Rondon.

Exemplo disso é um tuíte recente do General Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência: “Amazônia – é preocupante a falta de ação  brasileira para liderar a questão. O doc produzido em Letícia (6/9) e o doc ‘Alliance for Amazon’ precisam de extrema atenção do governo, antes da Assembleia da ONU. Brasil fora da liderança. Inaceitável. Afeta diretamente a soberania.” O general se referia ao documento da reunião dos países amazônicos, realizada no começo do mês e que contém generalidades e zero compromissos; o segundo documento mencionado pelo general é desconhecido.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar