Acontece hoje a Cúpula de Ação Climática da ONU

23 de setembro de 2019

“Nenhum país foi recusado (…) alguns países simplesmente não apareceram”, disse o secretário geral da ONU, António Guterres, sobre a Cúpula de Ação Climática que começa hoje, às 10h da manhã, em Nova York.

O pano de fundo da Cúpula é o derretimento de geleiras, as inundações catastróficas, as fortes ondas de calor e um recorde de 4 milhões de grevistas climáticos nas ruas. Como tudo isso chegará aos salões de mármore da ONU? Que governos e empresas enfrentarão este desafio? Quem estará ausente? Quem terá um plano decente? Saberemos hoje.

Guterres abrirá a Cúpula às 10 horas da manhã com uma declaração de “emergência climática”. Será seguido por Greta Thunberg e dois outros jovens ativistas. Espera-se que o discurso de Greta seja seu mais forte até agora, uma mensagem pessoal dirigida a tocar os líderes mundiais na veia, algo assim: “Como vocês se atrevem a nos decepcionar?”

Analistas esperam que a China reforce o compromisso feito em junho em conjunto com a  França e a ONU, que prevê o anúncio de um novo plano climático em 2020.

No sábado, o primeiro ministro indiano, Modi, fechou em Houston um acordo sobre gás natural liquefeito de US$ 2,5 bilhões. É possível que Modi comprometa a Índia com a instalação de 500 GW de energia renovável até 2030, e que exija mais apoio das nações desenvolvidas.

A Dinamarca e a Suécia devem oferecer novos compromissos de financiamento climático ao Fundo Verde para o Clima. Espera-se que a Rússia e a Turquia se comprometam a ratificar/assinar o Acordo de Paris.

O chefe da Comissão Europeia, Donald Tusk, está sob pressão para que se comprometa, na Cúpula, a anunciar até o início do próximo ano um novo plano para 2030.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve ser o penúltimo a falar, antes do fechamento a ser feito por Guterres. A fala de Johnson levanta expectativas, já que o Reino Unido será anfitrião da COP26.

Outros países com falas previstas incluem França, Alemanha, Indonésia, Rússia, Chile e Finlândia. A agenda da Cúpula pode ser obtida aqui.

 

ClimaInfo, 23 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar