Aliança internacional pela Floresta Amazônica começa com US$ 500 milhões

24 de setembro de 2019

França, Chile, Colômbia e Bolívia anunciaram uma aliança para proteger a Floresta Amazônica que, já na largada, terá o suporte de US$ 500 milhões vindos do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Conservation International. Segundo o Valor, o presidente francês, Emmanuel Macron, chegou a dizer que “todo mundo queria trabalhar com o Brasil”, mas lamentou que o governo brasileiro não mandou nenhum representante para a primeira reunião.

O Valor contou que os governadores dos estados amazônicos estavam interessados na aliança e escolheram o governador do Amapá, Waldez Góes, para representá-los. Segundo o Estadão e a Folha, o Itamaraty intercedeu e bloqueou a participação de Góes.

Segundo o Estadão, o ministro Salles, que não se manifestou até o momento sobre a ausência do Brasil no encontro, apenas comentou sobre o anúncio da nova verba: “É por semana ou por mês que irão pagar isso?”

A notícia do lançamento da aliança foi divulgada também no site da Conservation e no meio de uma matéria da Courthouse News sobre a Cúpula do Clima.

 

ClimaInfo, 24 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar