Macron e a aliança para a prevenção de incêndios e a recuperação de áreas da Amazônia

26 de setembro de 2019

Em entrevista exclusiva a Ana Carolina Amaral, da Folha, logo durante a Assembleia Geral da ONU, Macron disse respeitar “a preocupação de Bolsonaro, mas obviamente nós respeitamos a soberania dos países.” Além de reforçar por três vezes que a cooperação internacional pela Amazônia respeita a soberania dos países, Macron disse que “a França é parte da Amazônia [referindo-se à Guiana Francesa], então eu devo ser eficiente em buscar soluções.”

Mais cedo, Macron havia se reunido com Merkel, com os presidentes de Colômbia e Bolívia, o vice-presidente do Suriname e com o presidente do Chile. A reunião serviu para criar uma aliança entre doadores e países amazônicos para recuperar áreas degradadas pelo fogo na Amazônia e prevenir incêndios.

Citando a França e a Alemanha entre os doadores da iniciativa, Macron afirmou que “quanto mais projetos concretos nós tivermos, mais nós vamos investir para combater a destruição da Amazônia (…) Todo mundo estava aqui. A porta está aberta para Bolsonaro também (…) Acho importante para Bolsonaro e para o povo brasileiro fazer parte dessa iniciativa”.

 

ClimaInfo, 26 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar