Bolsonaro demite general do Incra por pressão ruralista

2 de outubro de 2019

O general João Carlos Jesus Corrêa e toda a diretoria do Incra foram exonerados por pressão de ruralistas. O general e os técnicos dizem que os cortes orçamentários e a dissolução do Programa Terra Legal inviabilizam o cumprimento da meta de regularização das terras dos assentados pelas ações de reforma agrária. O secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, tinha declarado que o governo pretendia entregar 600 mil títulos de terra no país em quatro anos do governo Bolsonaro.

Os ruralistas, tradicionalmente contra reformas agrárias, dizem que essa regularização garante ao assentado acesso a crédito e financiamento. O outro lado é que, regularizada, a terra passa a entrar para o mercado, passível de ser comprada por especuladores e grandes e médios proprietários. Também abre a brecha para mais grilagem de terras públicas, na medida em que o processo de regularização de novas áreas está sob comando de Nabhan. A notícia saiu na Folha e, lá fora, na New Trust.

 

ClimaInfo, 02 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar