“Estamos passando pela seca mais horrível de que há memória”

2 de outubro de 2019

A frase foi dita por Emmanuel Hantobolo, lavrador de um pequeno pedaço de terra no sul da Zâmbia. Segundo o serviço meteorológico, durante a temporada de chuvas, entre novembro e abril, choveu menos de 330 mm, quando a média anual fica entre 800 mm e 1.000 mm. Hantobolo conta que os poucos quilos que colheu couberam em um único carrinho de mão. O oficial responsável pelo mercado local disse que há dez anos, produziram 60.000 toneladas de milho. Em 2019, foram umas míseras 5.000 toneladas. A notícia é do Der Spiegel.

Em tempo: a seca na Austrália também está sendo muito dura. Uma matéria da Starts at 60 traz depoimentos e fotos de fazendeiros e suas famílias cobrando ações do primeiro ministro Scott Morrison. Morrison foi eleito com o forte apoio da indústria do carvão e diz que a mudança climática não pode impedir o crescimento do país.

 

ClimaInfo, 02 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar