Consequências climáticas de uma guerra nuclear Índia x Paquistão

4 de outubro de 2019

A toda hora recrudesce a tensão na fronteira entre a Índia e o Paquistão que traz consigo o risco de um confronto nuclear. Pelos estoques de bombas que se projetam para 2025, uma guerra nuclear entre estes países daqui a alguns anos teria consequências tremendas. Estima-se que, juntos, terão pouco menos de 1.000 bombas até 50 vezes mais destrutivas que a de Hiroshima.

Trabalho publicado na Science Advances apresenta o cenário resultante caso 25% dessas bombas for jogado nos centros urbanos dos dois países. Logo de saída, morrerão entre 50 e 125 milhões de pessoas; 36 milhões de toneladas de fumaça e cinzas subirão para as partes mais altas da atmosfera e se espalharão por todo o planeta em questão de semanas, retendo entre 20 a 35% da luz do sol. Por conta disso, a superfície ficará, em média, entre 2°C e 5°C mais fria, a produtividade primária sofrerá uma perda entre 15% e 30% em terra, e entre 5% e 15% nos oceanos. Muito provavelmente, haverá fome em massa e o planeta levará 10 anos para se recuperar. Já o aquecimento global voltará a aumentar rapidamente após a dispersão da fumaça, porque o CO2 continuará na atmosfera.

Tim Radford, da Climate News Network, comentou o trabalho dizendo que a Terra será arruinada e só haverá perdedores.

 

ClimaInfo, 04 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar